Alimentos congelados: prepare com qualidade e sabor

Alimentos congelados: prepare com qualidade e sabor

A busca por uma alimentação mais saudável cresce anualmente no Brasil, assim como a procura por opções práticas e fáceis de preparar ou consumir. Neste cenário, os alimentos congelados são uma saída excelente para o dia a dia.

De acordo com pesquisas, 31% dos brasileiros afirmam não ter tempo para cozinhar sua própria comida. As alternativas são o consumo em restaurantes e lanchonetes ou a compra de alimentos congelados, com preparo mais rápido em casa.

As indústrias que entenderem esse novo cenário de mercado, podem se adaptar às demandas e investir em linhas deste tipo de alimentos, focando em preço justo, qualidade e sabor, para fidelizar o cliente.

Vamos falar mais sobre isso ao longo deste artigo. Acompanhe até o final!


O que são alimentos congelados?

Os alimentos congelados são produtos que passam por processos de resfriamento, até atingirem temperaturas menores do que -18ºC. Abaixo disso, a ação de microrganismos e enzimas é reduzida, aumentando a validade e qualidade dos alimentos.

Além disso, o congelamento ajuda a preservar os nutrientes e propriedades da comida, sem a necessidade de aditivos químicos. Assim, os pratos ficam mais saudáveis, duram mais tempo e facilitam a rotina dos consumidores.

Para produzir esse tipo de produto, é preciso seguir alguns passos simples, mas de extrema importância para o processo, garantindo a qualidade e sabor.

  • Montagem da ficha técnica dos produtos: listar ingredientes e quantidades necessárias, bem como o passo a passo a ser executado.
  • Preparo dos alimentos: é o momento de cozinhar e preparar os ingredientes, seguindo a ficha técnica.
  • Resfriamento rápido: essa etapa é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos e envolve baixar a temperatura do prato rapidamente, com o auxílio de técnicas como resfriadores industriais ou banho gelado.
  • Congelamento dos alimentos: para garantir a qualidade dos alimentos, monitore esta etapa de perto, para que o congelamento aconteça da forma correta, com menor formação de cristais de gelo e manutenção das propriedades dos produtos.
  • Embalagem dos produtos: separe as porções nas embalagens, identifique cada alimento, informando data de validade e instruções para manutenção dos produtos.
  • Estocagem e venda: mantenha a temperatura baixa para garantir a conservação dos alimentos e certifique-se de que o transporte até o varejista e a exposição ao público serão adequadas.

Além desses processos, os cuidados com contaminação cruzada, limpeza do ambiente e escolha dos insumos e fornecedores é fundamental para que seus produtos sejam de qualidade e agradem ao cliente.


Tipos de alimentos que podem ser congelados

Apesar da praticidade, nem todos os alimentos podem ser congelados, pelas propriedades dos produtos, que podem ser alteradas, deixando a textura e o sabor diferentes do esperado, mesmo com todo o processo sendo feito corretamente.

Alguns alimentos que valem a pena investir para a produção de congelados são:

  • Sopas, caldos e molhos
  • Legumes, vegetais e frutas cortados e porcionados
  • Carnes e laticínios
  • Massas artesanais
  • Pratos prontos e marmitas

 

Como produzir alimentos congelados com qualidade?

Além dos processos que comentamos acima, é essencial buscar por insumos de qualidade, assim como ingredientes que facilitem o processo de congelamento. É o caso dos amidos modificados, que passam por processos para alterar sua estrutura e potencializar suas propriedades.

Além de não acrescentar muitas calorias ao produto, o amido modificado ajuda a manter a estabilidade durante o processo de congelamento e posterior descongelamento. É uma propriedade fundamental para que o alimento não tenha sua textura e sabor alterados.

As pré-misturas também são uma boa opção, já que são feitas com blend de amidos, de acordo com a aplicação da indústria. Para produtos congelados, seu uso em pães de queijo é altamente recomendado, mantendo a textura para assamento no futuro, além de eliminar a necessidade de escaldo para a produção da massa.

Dessa forma, o consumidor tem uma experiência mais positiva com sua marca, com produtos saborosos e sua indústria utiliza insumos produzidos com excelência, que ajudam a reduzir tempo, custos e recursos, sem afetar a qualidade.


Conclusão

Os alimentos congelados são opções práticas para os consumidores, reduzindo o tempo de preparo na cozinha, sem precisar abrir mão do sabor nas refeições. Esse é um mercado que a indústria pode investir e ter um retorno positivo.

Para isso, é preciso investir em processos adequados para este tipo de alimento, além de contar com ingredientes especiais, para facilitar a produção de pratos de qualidade. Mostramos aqui duas opções de insumos e a Lorenz produz ambos, além de outros tipos de amidos, versáteis e muito utilizados na indústria.

Agora que você já conhece mais sobre nossos produtos, entre em contato conosco e solicite uma amostra para usar na sua empresa.